A convocação para a Copa do Mundo de 2022 é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes na carreira de um jogador profissional, independente de onde ele venha. E não é diferente no Brasil, que é conhecido mundialmente como o país do futebol.
Com a competição deste ano ocorrendo no Catar, o técnico Tite divulgou, na última segunda-feira (7), a lista de jogadores que terão a grande oportunidade de representar a seleção brasileira e, quem sabe, levar para casa o tão desejado troféu.
Esta é uma oportunidade única para estes jogadores, pois além de jogarem pela seleção, ainda podem mostrar o seu talento a olheiros de clubes de todo o mundo. Por isso, a Seleção Brasileira é sempre muito cobiçada pelos jogadores.
Por isso, a divulgação do elenco é um momento muito aguardado pelos amantes do futebol de todo o país, que aguardam ansiosos para saber quais jogadores terão a honra de vestir a camisa amarela e representar o Brasil na competição mais importante do mundo.
Goleiros, laterais, zagueiros, meio-campistas e atacantes foram convocados para a competição, e quase não houve surpresas nos nomes escolhidos pela comissão técnica. No entanto, o nome que mais espantou e até certa desconfiança foi em relação ao lateral-direito Daniel Alves, 39 anos, que não havia atuado nos dois últimos amistosos contra Gana e Tunísia, os últimos antes da Copa do Mundo.
Conheça os jogadores selecionados
Alisson – Fígado, Ederson – Cidade e Weverton – Pal.
Laterais: Danilo – Juventus, Alex Sandro – Juventus, Daniel Alves – Pumas e Alex Telles – Sevilla.
Defensores: Éder Militão – Real Madrid, Marquinhos – PSG, Thiago Silva – Chelsea e Bremer – Juventus.
Meio-campistas: Bruno Guimarães – Newcastle, Casemiro – Manchester United, Fabinho – Liverpool, Fred – Manchester United, Paquetá – West Ham e Everton Ribeiro – Flamengo.
Neymar – PSG, Vinicius Jr – Real Mad, Antony – United, Rodrygo – Real Mad, Raphinha – Bar, Richarlison – Totten, Pedro – Fla, Gabriel Jesus – Ars e Gabriel Martinelli – Ars.
Curiosidades sobre a chamada
Uma curiosidade interessante sobre a convocação é que Pedro, Everton Ribeiro e Weverton são os únicos convocados que ainda jogam em um clube brasileiro. Além disso, Flamengo e Palmeiras são os únicos times brasileiros que têm jogadores convocados para a Copa do Mundo de 2022 no elenco atual. Todas as outras jogaram em clubes europeus, com exceção de Daniel Alves, que está em um time mexicano.
Outra curiosidade foi a não convocação de Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli para os amistosos contra Gana e Tunísia. Porém, Tite mencionou a boa fase de Martinelli no Arsenal, destacando que o jogador é um atleta de lance individual, velocidade e transição. Ele também destacou a necessidade do time ter jogadores indiferentes nas laterais, como é o caso do craque do clube inglês.
Próximos passos
Os convocados se apresentarão na próxima segunda-feira (14), em Torino, na Itália, onde ficaram até o dia 19. Depois, seguirão para o Catar para a competição, que começa em novembro de 2022.